
Educadores populares do MOVA em Guaianases/SP e os desafios da formação continuada.
2017; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
1982-8632
AutoresÂngela Maria Martins, Luiz Carlos Frederick,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoResumo Este artigo e um recorte da dissertacao de mestrado que levou o titulo: “Analise do programa de formacao continuada do MOVA/AVIB: a voz de educadores populares”. Este trabalho tem por objetivo compreender a apreensao de educadores do Movimento de Alfabetizacao de Jovens e Adultos (MOVA) sobre a participacao ativa de educadores e educandos no processo de alfabetizacao para alem da leitura e da escrita a partir do referencial teorico e do legado do educador Paulo Freire; e tambem compreender o processo de formacao continuada, realizada pela Associacao dos Voluntarios Integrados no Brasil (AVIB), no Bairro de Guaianases em Sao Paulo. Neste texto analisam-se especificamente a visao freiriana de alfabetizacao, as caracteristicas historicas de construcao do MOVA na cidade paulistana e a estrutura do programa de formacao continuada ofertada pela referida entidade. Conclui-se que programas governamentais, quando realizados em parceria com entidades sem fins lucrativos, merecem ser objeto de monitoramento mais acurado. Palavras-chaves: MOVA; Educacao continuada; Docentes; Programas de alfabetizacao Popular educators of MOVA at Guaianases/SP and the Continuos Education challenges Abstract This article is part of a master thesis named “Analysis of the Continuing Education Program of MOVA/ AVIB: the voice of popular educators”. The objective of this work is to understand the worries of the educators from the MOVA – “Movement for the Literacy of Youth and Adults” about how educators and students are participating in the process of literacy beyond reading and writing taking as a theoretical reference the studies of the educator Paulo Freire and also to understand the continuing education process realized by AVIB – Association of Integrated Volunteers in Brazil in the neighborhood of Guaianases in Sao Paulo City. This text analyzes Paulo Freire’s views of literacy, the historical characteristics of the construction of MOVA in Sao Paulo City and the structure of the program of continuing education offered by the mentioned entity. It can be concluded that government programs, when realized in partnership with nonprofit entities, should monitored more accurately. Key words: MOVA; Education, continuing; Faculty; Education.
Referência(s)