O “aluno problema”: contribuições de Joel Martins (1970) para a Educação
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14244/198271991707
ISSN1982-7199
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoThis article aims to discuss the concept of problem by Joel Martins in his work entitled Psicologo Escolar” (The School Psychologist), published in 1970 by the Revista de Psicologia Normal e Patologica do Instituto de Psicologia da PUC/SP (Journal of Normal and Pathological Psychology of the Psychology Institute of PUC / SP). The research, based on a historiographical methodology, focused on the analysis of the ways of seeing the child, the family and the school as well as its relations to the production of the so-called problem. In a period that school psychology was limited to the classification and referral of students, Joel Martins (1970) questions the limits imposed by an eminently clinical-therapeutic vision of child and family, drawing attention to the inner aspects of school dynamics in the production of student difficulties. The main aspects related to the production of the “problem student” in the work of Joel Martins (1970) were: the role of teachers in the classroom, their perception and attitudes towards the students, the expertise and knowledge about the physical, intellectual, psychological and social development of the students, the relations between school and family and the active character of children in their participation and learning process in school. As a result, Joel Martins (1970) breaks with a pathologizing view of students differences in school, bringing an important contribution to the field of Psychology of Education. Key words : Student problem, Psychology of education. Resumo Este artigo tem por objetivo discutir a nocao de “aluno problema” apresentada por Joel Martins em seu trabalho intitulado “O Psicologo Escolar”, publicado em 1970 pela Revista de Psicologia Normal e Patologica do Instituto de Psicologia da PUC/SP. A pesquisa, de cunho historiografico, teve como foco de analise os modos de ver a crianca, a familia e a escola e suas relacoes com o processo de producao dos entao denominados “alunos problema”. Em uma epoca em que a psicologia escolar limitava-se a classificacao e encaminhamento dos alunos, Joel Martins (1970) questiona os limites impostos por um olhar eminentemente clinico-terapeutico sobre a crianca e a familia, chamando atencao para os aspectos intraescolares de producao das dificuldades dos alunos, dentre os quais, destacam-se: o trabalho do professor em sala de aula e sua percepcao sobre os alunos, os conhecimentos e saberes sobre a condicao fisica, intelectual, psiquica ou social da crianca, as relacoes entre escola e familia, e o carater ativo da crianca em seu processo de participacao e aprendizagem na escola. Ao discutir a realidade do “aluno-problema” a partir de sua relacao com a dinâmica escolar, o autor rompe com uma visao patologizante das diferencas na escola, trazendo importante contribuicao para o campo da Psicologia da Educacao. Palavras-chave : Aluno-problema, Psicologia da educacao. References ANTUNES, M.A.M. Psicologia Escolar e Educacional: historia, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) , Campinas , v. 12, n. 2, p. 469-475, Dec. 2008 . Disponivel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextp GUEDES, M.C. Historia da Psicologia no Brasil : novos estudos. Sao Paulo: EDUC e Cortez, 2004, p.109 -152. ANTUNES, M.A.M. A Psicologia no Brasil : leitura historica sobre sua constituicao. Sao Paulo: Educ/Unimarco editora, 2003. AZZI, E. O Instituto de Psicologia da Universidade Catolica de Sao Paulo. Relatorio de 1964/1965. RPNP . Sao Paulo: IPPUCSP, ano 12, n.1-2, pp.181 – 244, jan.-jun. de 1966. BARBOSA, D. R. Contribuicoes para a construcao da historiografia da Psicologia educacional e escolar no Brasil. Psicol. cienc. prof. , Brasilia, v. 32, n. spe, p. 104-123, 2012. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextp ESPOSITO, V. H. C. Joel Martins: a coragem de ser educador . In: GARCIA, W. (org.). Educadores brasileiros do seculo XX . Brasilia: Plano, 2002, p. 173-200. CANGUILHEM, G. O normal e o patologico . Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1995. COSTA, A. M.; SHWARCZ, L. M. 1890-1914 : no tempo das certezas. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2000. DA MATTA, R. Relativizando : uma introducao a antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. FOUCAULT, M. A Psicologia de 1850 a 1950. In: FOUCAULT, M. Problematizacao do sujeito : psicologia, psiquiatria e psicanalise. (Colecao Ditos e Escritos, vol.1). Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2006, p.133-151. FREITAS, M.C. O aluno-problema : forma social, etica e inclusao. (Colecao Educacao e Saude, vol. 1). Sao Paulo: Cortez, 2011. FREITAS, M.C. Alunos rusticos, arcaicos e primitivos : o pensamento social no campo da Educacao. Sao Paulo: Cortez, 2005. GATTI, Bernardete A. Pos-graduacao e pesquisa em educacao no Brasil, 1978-1981. Cadernos de Pesquisa , n. 44, p. 3-17, 1983. GONDRA, J. G. Modificar com brandura e prevenir com cautela - racionalidade medica e higienizacao da infância. In: FREITAS, M. C.; KUHLMAN Jr., M. (Org.). Os intelectuais na historia da infância . Sao Paulo: Cortez, 2002, p. 289-318. GRUNSPUN, H. Disturbios psiquiatricos da crianca . 3a Ed. Rio de Janeiro: Livraria Ateneu, 1987. GRUNSPUN, H. A crianca convulsiva: seus disturbios de conduta. Sao Paulo. RPNP . Sao Paulo: IPPUCSP, 5 (1-2), 1959, p. 94-132. JAY GOULD, S. A falsa medida do homem . Sao Paulo: Martins Fontes, 1999. LAPLANTINE, F. Antropologia da doenca . Sao Paulo: Martins Fontes, 1991. MACHADO, R. et al. Danacao da norma : a medicina social e constituicao da psiquiatria no Brasil . Rio de Janeiro: Edicoes Graal, 1978. MARTINS, J. Um enfoque fenomenologico do curriculo : educacao como poiesis. (Organizacao de Vitoria Helena Cunha Esposito). Sao Paulo: Cortez, 1992. MARTINS, J. Teorias da aprendizagem e suas limitacoes: abordagem epistemologica. Revista Marco , 1 (1), Sao Paulo: Instituto de Ciencias Sao Marcos, 1979. MARTINS, J. O psicologo escolar. Sao Paulo. RPNP . Sao Paulo: IPPUCSP, 16 (3-4), p. 5-96, 1970. PATTO, M.S.H. A producao do fracasso escolar . Sao Paulo: T.A. Queiroz editor, 1996. PFROMM NETTO, S. (1981). A Psicologia no Brasil. In: ANTUNES, M. A. M . (org). Historia da Psicologia no Brasil : primeiros ensaios. Rio de Janeiro: Ed Uerj, 2004, p. 140 -175. RAMOS, A. A Crianca Problema : a higiene mental na Escola primaria. Rio de Janeiro: Livraria editora da casa do estudante do Brasil, 1939. REVISTA DE PSICOLOGIA NORMAL E PATOLOGICA - RPNP. Sao Paulo: Instituto de Psicologia da PUCSP – IPPUCSP. 1955-1973. SAVIANI, D. O protagonismo do professor Joel Martins na pos-graduacao. Revista Brasileira de Educacao , 30, 2005, p.21-36. SCHWARCZ, L. M. O espetaculo das racas : cientistas, instituicoes e questao racial no Brasil -1870-1930. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1993. SILVA, S. A. I. Educacao/cultura na memoria de profissionais da educacao : reflexoes sobre experiencias na escola publica paulista (1930-50). 1993. Tese de doutorado. Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. V. II, Anexo, Depoimento I, p. 1-34, 1993. SILVA NETO, N. A. Historia da Perspectiva Fenomenologico-Existencial – Parte I. In: MASSIMI, M. (Org.). Historia da Psicologia no Brasil no seculo XX . Sao Paulo: EPU, 2004a, p. 57-72. SILVA NETO, N. A. Historia da Perspectiva Fenomenologico-Existencial – Parte II. In: MASSIMI, M. (Org.). Historia da Psicologia no Brasil no seculo XX . Sao Paulo: EPU, 2004b, p. 75-85. WUO, A. S. A crianca na Revista de Psicologia Normal e Patologica do Instituto de Psicologia da PUCSP (1955-1973) : um estudo sobre “ajustamento/ desajustamento”. 2009. 271f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educacao). Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao: Psicologia da Educacao, PUC-SP, Sao Paulo, 2009.
Referência(s)