
Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino fundamental
2017; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português
10.24280/ape.v2i6.237
ISSN2448-2803
AutoresNayara Campos da Cunha, Juliana de Lima Passos Rezende, Izabella Scalabrini Saraiva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEstudos anteriores vêm relatando a dificuldade no ensino de Botânica por professores de Ciências, logo, torna-se necessário o uso de materiais para auxiliá-los no ensino deste conteúdo. Tendo em vista que o livro didático é o principal recurso pedagógico utilizado nas escolas da rede pública, acredita-se que este tenha papel relevante na melhoria desse ensino. Dessa forma, a presente pesquisa se propôs a analisar o conteúdo de Botânica em quatro livros didáticos do 7º ano a partir de critérios fundamentados pelo referencial na área e contextualizados com a realidade deste ensino. Foram encontrados erros conceituais, desatualização e simplificações em parte dos livros. Entretanto, se bem escolhido, o livro didático pode auxiliar nas melhorias nesse ensino a partir de seus conteúdos e de suas diversas práticas e exercícios complementares, permitindo que o educando se aproxime mais do reino vegetal e veja as diversas utilidades da Botânica em seu cotidiano.
Referência(s)