Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo

2017; University of A Coruña; Linguagem: Português

10.17979/reipe.2017.0.01.2133

ISSN

2386-7418

Autores

Floriano Viseu, José António Fernandes, Paula Mendes Martins,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Atendendo ao papel que as diferentes representações de uma função desempenham na sua aprendizagem, procuramos averiguar a noção de função de alunos do 3.º ciclo através de situações representadas por gráficos e por tabelas. Adotamos uma abordagem qualitativa na procura de compreender o que os alunos expressam nas suas justificações. Os alunos do 7.º ano apresentam uma noção mais clara de função do que os restantes alunos, e em ambas as representações estudadas. Adicionalmente, observa-se uma tendência de maior acerto na identificação de situações que não são funções do que no caso de situações que são funções.

Referência(s)