Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Nike sem limites: a linguagem publicitária audiovisual de reposicionamento da marca

2017; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.21882/ruc.v5i9.692

ISSN

2357-9870

Autores

Rafael José Bona, Juliana Silveira Esperidião,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No atual cenario das marcas globais, a linguagem publicitaria audiovisual apresenta influencia em seu processo de reposicionamento. A Nike e uma multinacional fundada em 1964 que, em 2016, teve seu posicionamento padrao rompido a partir da veiculacao em âmbito mundial da campanha Unlimited . Ao fundamentar-se nessa observacao, o objetivo desta pesquisa e analisar a publicidade dos filmes da marca por meio da tecnica audiovisual, do texto publicitario e do endosso de celebridades presentes em tres comercias da campanha. Para tanto, realiza-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujo instrumento de interpretacao dos dados consiste na analise de conteudo. Os principais resultados demonstram uma comunicacao dinâmica que vai ao encontro da personalidade da Nike e reitera ao espectador o espirito heroico e “sem limites” a partir dos aspectos analisados. UNLIMITED NIKE: THE AUDIOVISUAL PUBLICITY LANGUAGE OF THE BRAND REPOSITIONING In the current cenary of global brands, the audiovisual publicity language has an influence on its repositioning process. Nike is a multinational corporation founded in 1964 that in 2016 had its standard positioning broken by the worldwide placement of the Unlimited campaign. Based on this observation, the objective of this research is to analyze the advertisement of the brand's films through audiovisual techniques, advertising texts and the endorsement of celebrities present in three commercials of the campaign. Therefore, a descriptive research of a qualitative approach is carried out, whose instruments of interpretation of the data consists in the analysis of the content. The main results show a dynamic communication similar to the personality of Nike and reiterate the heroic and unlimited spirit of the spectator by the analyzed aspects. DOI: dx.doi.org/10.21882/ruc.v5i9.692 Recebido em: 22/08/2017 Aceito em: 17/11/2017

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