Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
2017; University of Beira Interior; Issue: 25 Linguagem: Português
10.20287/ec.n25.v1.a11
ISSN1646-4974
AutoresMarisa Torres da Silva, Rita Figueiras, María José Brites, Inês Amaral, Lídia Marôpo, Sílvio Santos, Pedro Jerónimo, Paula Espírito Santo, Liliana Pacheco,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Meto dologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
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