Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ações do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) em prol do ensino de graduação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.2525-376x.v2i3p165-170

ISSN

2525-376X

Autores

Lia de Alencar Coelho, Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro, Valdo Rodrigues Herling, Helena Lage Ferreira, Samantha C. Pinho, Rubens André Tabile, Carmo Gabriel da Silva Filho, Gelson José Andrade da Conceição, Giovana Tommaso, Ana Maria Centola Vidal Martins, Marta Mitsui Kushida, Ana Carolina de Sousa Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente relato apresenta as ações exercidas pelo GAP-FZEA durante o período de 2005 a 2016 e o seu impacto nas atividades desenvolvidas pelos docentes da FZEA pertinentes ao ensino de graduação. Antes da criação das Comissões Coordenadoras de Curso (CoCs), o GAP-FZEA atuou diretamente na promoção de eventos sobre gestão pedagógica dando subsídios aos docentes para que os mesmos refletissem sobre a necessidade de traçar o perfil profissional do estudante e sobre sua própria formação pedagógica. Após a criação das CoCs, o GAPFZEA, além de continuar trabalhando na formação pedagógica dos docentes da FZEA, atuou indiretamente na gestão pedagógica dando subsídios às CoCs da FZEA para que as mesmas reflitam sobre a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Posteriormente, o GAP-FZEA promoveu o I Simpósio de Graduação da FZEA, que permitiu a troca de experiências vivenciadas pelos docentes da FZEA quanto à gestão e à prática pedagógica. O GAP-FZEA mostrou que pode propiciar espaços para congregar os docentes e estimular o debate sobre as práticas de ensino-aprendizagem na construção desse ambiente de aprimoramento.

Referência(s)