Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O pensamento crítico: As mudanças necessárias no contexto universitário

2017; University of A Coruña; Linguagem: Português

10.17979/reipe.2017.0.07.2233

ISSN

2386-7418

Autores

Amanda Franco, Rui Marques Vieira, Carlos Saiz,

Tópico(s)

Online and Blended Learning

Resumo

Discorremos sobre a relevância do pensamento crítico, construindo a ponte entre o sistema atual de ensino e aquele que se almeja para uma educação de futuro, com vista a concretizar-se efetivamente o processo de Bolonha. Enquadra-se num projeto de pós-doutoramento, que segue uma metodologia de investigação-ação e com o qual se pretende um enfoque nas práticas pedagógicas que facilitam a promoção do pensamento crítico de estudantes universitários. O pensamento crítico carece de ensino, explícito e deliberado, sendo a formação de professores essencial, para passarem a contemplar nas suas práticas o pensamento crítico de forma intencional, sistemática e explícita.

Referência(s)