Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Crônica de Anna Magdalena Bach: amor, trabalho e morte no cinema de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 31 Linguagem: Português

10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.139766

ISSN

2178-0447

Autores

Dalila Camargo Martins,

Tópico(s)

Cinema and Media Studies

Resumo

Este artigo analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, de modo a mostrar como, analogamente, ao tratar de modos de produção artística, desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach, contextualizando sua obra na ordem eclesiástica do século XVIII, e se faz uma crítica dos preceitos do Autorenfilm do novo cinema alemão, dependente de um sistema de financiamento estatal, do qual ele faz parte. Ademais, busca-se indicar a possibilidade de formas alternativas de produção artística e percepção sensível engendradas cinematograficamente que se contraponham ao trabalho alienado.

Referência(s)