Artigo Produção Nacional

Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior / Bilingual education policies for deaf students: contributions to academicliteracy in higher education

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Linguagem: Português

ISSN

1984-0411

Autores

Sueli Fernandes, Laura Ceretta Moreira,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

O ingresso progressivo de estudantes surdos ao ensino superior, na ultima decada, demandou mudancas institucionais importantes quanto ao direito a educacao bilingue, ou seja, oportunizar acesso e producao de conhecimento em lingua brasileira de sinais e em lingua portuguesa, na modalidade escrita. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir o processo de educacao bilingue de estudantes surdos no ensino superior, apresentando acoes desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Parana (UFPR), com destaque as contribuicoes trazidas ao processo de letramento academico bilingue nos cursos de graduacao e pos-graduacao. Entendemos que a centralidade atribuida a figura do tradutor interprete de libras e ao atendimento educacional especializado na politica nacional de educacao inclusiva nao responde as necessidades dos estudantes surdos adultos trabalhadores que chegam ao ensino superior, com dificuldades na leitura e escrita do portugues e experiencias pouco significativas em lingua de sinais. Como resultados positivos, apontamos as contribuicoes ao letramento academico bilingue de estudantes surdos, o desenvolvimento de metodologia especifica para elaboracao de materiais bilingues, em diferentes generos textuais, a ampliacao dos referenciais de atuacao do tradutor interprete no processo de inclusao. O processo inclusivo se constitui na interacao dialogica entre pesquisadores e profissionais especializados, com centralidade ao protagonismo dos estudantes surdos, sujeitos da politica educacional, no planejamento de acoes e decisoes que envolvem seu acesso e permanencia na UFPR.

Referência(s)