Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diálogos sobre sexualidade na escola: uma intervenção possível

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24879/2017001100200155

ISSN

1982-1247

Autores

Raquel de Andrade Souza Ew, Jaqueline Conz, Aline Daniela Gonçalves de Oliveira Farias, Paula Biazetto Machado Sombrio, Kátia Bones Rocha,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O objetivo desta intervenção foi implementar oficinas sobre sexualidade em escolas, fundamentadas na metodologia participativa. Foram realizadas 11 oficinas em Porto Alegre, com 349 alunos, organizadas a partir das dúvidas dos adolescentes. As oficinas visaram promover reflexão crítica e autocuidado. Mapearam-se os sentidos associados à palavra sexualidade e principais dúvidas dos jovens. As palavras mais referidas foram: sexo, amor, camisinha, prazer, gênero, homem, mulher, gravidez, doenças e relação. As dúvidas mais frequentes foram: primeira relação sexual, gravidez, cuidados médicos, sexo e drogas, gênero, orientação sexual, cultura e sexualidade, corpo e prazer, infecções sexualmente transmissíveis e violência. Os alunos avaliaram a intervenção positivamente. Os resultados apontam para necessidade de as escolas abordarem o tema da sexualidade, construindo espaços de diálogo

Referência(s)
Altmetric
PlumX