
Diálogos sobre sexualidade na escola: uma intervenção possível
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24879/2017001100200155
ISSN1982-1247
AutoresRaquel de Andrade Souza Ew, Jaqueline Conz, Aline Daniela Gonçalves de Oliveira Farias, Paula Biazetto Machado Sombrio, Kátia Bones Rocha,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO objetivo desta intervenção foi implementar oficinas sobre sexualidade em escolas, fundamentadas na metodologia participativa. Foram realizadas 11 oficinas em Porto Alegre, com 349 alunos, organizadas a partir das dúvidas dos adolescentes. As oficinas visaram promover reflexão crítica e autocuidado. Mapearam-se os sentidos associados à palavra sexualidade e principais dúvidas dos jovens. As palavras mais referidas foram: sexo, amor, camisinha, prazer, gênero, homem, mulher, gravidez, doenças e relação. As dúvidas mais frequentes foram: primeira relação sexual, gravidez, cuidados médicos, sexo e drogas, gênero, orientação sexual, cultura e sexualidade, corpo e prazer, infecções sexualmente transmissíveis e violência. Os alunos avaliaram a intervenção positivamente. Os resultados apontam para necessidade de as escolas abordarem o tema da sexualidade, construindo espaços de diálogo
Referência(s)