Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Arte Marcial Chinesa: cultura e movimento

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.2525-376x.v2i3p197-199

ISSN

2525-376X

Autores

Walter Roberto Correia,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

A Universidade de São Paulo oferece uma disciplina de graduação denominada Arte Marcial Chinesa: Cultura e Movimento, que visa a introduzir e a promover o sistema Ving Tsun. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de um programa Ving Tsun/Kung Fu sobre o conhecimento declarativo de estudantes de graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP). Quarenta estudantes de graduação participaram de um programa Ving Tsun/Kung Fu de dezesseis semanas realizado na EEFEUSP. O conhecimento declarativo dos alunos foi analisado por meio de registros orais, dissertações e entrevistas. A análise de conteúdo foi baseada no método de Bardin. Os resultados presentes sugerem que um programa Ving Tsun/Kung Fu pode fornecer mudanças nos conceitos prévios de estudantes de graduação em relação à sua visão sobre o uso de habilidades técnicas de Ving Tsun/Kung Fu, que se deslocam da percepção de usá-las apenas com fins de combate para o uso como ferramenta de desenvolvimento humano.

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