Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A ENCENAÇÃO DE UM CRIME: UMA CONSTITUIÇÃO RECÍPROCA ENTRE CENOGRAFIA E ENUNCIAÇÃO

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

ISSN

2317-3475

Autores

Jarbas Vargas Nascimento, Anderson Ferreira,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo consiste em examinar a constituicao da cenografia no genero noticia, por meio de recortes feitos em dois jornais populares: o Agora Sao Paulo e o Diario de Sao Paulo entre os dias 18 e 19 de setembro de 2013, enfatizando a construcao das cenografias legitimadas pela enunciacao e o enlacamento do coenunciador em cenas de investigacao criminal. Serao, portanto, cinco textos, tomados como discurso, que, a nosso ver, produzem em conjunto uma encenacao de um suposto crime. Para tanto, fundamentamo-nos, a presente analise, no aparato teorico-metodologico da Analise do Discurso de perspectiva enunciativo-discursiva, em especial, os estudos de Dominique Maingueneau acerca da nocao de cenas da enunciacao, cuja categoria de cenografia sera por nos destacada. E importante ressaltar uma imparcialidade quase nula dos jornais em questao perante os fatos e, tambem, a insistencia em tratar o suposto crime por meio da vulnerabilidade social das familias da periferia da grande Sao Paulo, nomeadamente Ferraz de Vasconcelos, e pelo vies sociocultural dos envolvidos, recuperando, deste modo, violencias simbolicas e efetivas de toda ordem que ocorrem no cotidiano publico e privado nos bairros perifericos

Referência(s)