Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA: DA TEORIA À PRÁTICA

2017; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 38; Issue: 139 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302017158639

ISSN

1678-4626

Autores

Antônio Carlos Maciel, Mara Regina Martins Jacomeli, Tânia Suely Azevedo Brasileiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar os fundamentos epistemológicos, pedagógicos e políticos de uma proposta de educação integral, concebida à luz da pedagogia histórico-crítica e orientada pelo princípio pedagógico da politecnia. Para tanto, resgata-se a noção desse conceito, desde a concepção marxiana até as interpretações realizadas por alguns dos principais autores brasileiros da área, cujo suporte teórico foi posto em prática, na forma de laboratório social, entre janeiro de 2005 e agosto de 2006, na cidade rondoniense de Ariquemes, com resultados que demonstraram a viabilidade de um modelo de educação integral que visa à emancipação humana sob a perspectiva marxista.

Referência(s)