Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Popularização do transporte individual: ilusões perdidas com os automóveis e motocicletas em São Paulo

2017; Couffy-sur-Sarsonne; Volume: 33; Linguagem: Português

10.4000/confins.12461

ISSN

1958-9212

Autores

Ricardo Barbosa da Silva,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A popularização do transporte individual privado é um processo recente que se amplia intensamente na maioria das cidades brasileiras. Na metrópole de São Paulo, a popularização do transporte individual intensifica-se a partir da década de 1990, com o advento do carro popular e da motocicleta destinada às classes populares. Esse processo é resultado de um discurso que apontava o mercado como solução para o indivíduo resolver seu problema de mobilidade comprando um transporte individual privado. Este artigo visa compreender os fundamentos desse processo de popularização do transporte individual, como também, compreender as razões de compra e percepção das pessoas que utilizam esses transportes individuais. Para tanto, este artigo baseia-se em uma metodologia multiestratégica, que visa integrar os enfoques quantitativo, referente aos dados estatísticos que demonstram o processo de popularização do transporte individual, como também, qualitativo, baseado em entrevistas enfatizando as percepções dos usuários de automóveis e motocicletas nos seus deslocamentos cotidianos na metrópole de São Paulo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX