Popularização do transporte individual: ilusões perdidas com os automóveis e motocicletas em São Paulo
2017; Couffy-sur-Sarsonne; Volume: 33; Linguagem: Português
10.4000/confins.12461
ISSN1958-9212
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA popularização do transporte individual privado é um processo recente que se amplia intensamente na maioria das cidades brasileiras. Na metrópole de São Paulo, a popularização do transporte individual intensifica-se a partir da década de 1990, com o advento do carro popular e da motocicleta destinada às classes populares. Esse processo é resultado de um discurso que apontava o mercado como solução para o indivíduo resolver seu problema de mobilidade comprando um transporte individual privado. Este artigo visa compreender os fundamentos desse processo de popularização do transporte individual, como também, compreender as razões de compra e percepção das pessoas que utilizam esses transportes individuais. Para tanto, este artigo baseia-se em uma metodologia multiestratégica, que visa integrar os enfoques quantitativo, referente aos dados estatísticos que demonstram o processo de popularização do transporte individual, como também, qualitativo, baseado em entrevistas enfatizando as percepções dos usuários de automóveis e motocicletas nos seus deslocamentos cotidianos na metrópole de São Paulo.
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