
Polígonos: dobra aqui, dobra ali e um objeto esquecido: o transferidor
2017; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/etr.v1n2.7361
ISSN2594-3901
AutoresJosé Carlos Pinto Leivas, Débora da Silva de Lara, Gabriel de Oliveira Soares,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNeste artigo apresentamos uma investigação geométrica, de cunho qualitativo, realizada por um grupo de estudos liderado pelo primeiro autor, envolvendo alunos de um programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e professores em ação continuada, no transcorrer de 2017. A pesquisa buscou responder sobre como articular o transferidor e o papel como recursos didáticos em uma transposição didática. Portanto, teve por objetivo a articulação do transferidor e do papel como recursos didáticos em uma transposição didática. A coleta de dados deu-se por gravações de voz, filmagens e fotografias. o que permitiu ao grupo refletir sobre a criação didática que pode proporcionar a Transposição Didática, a qual leva o saber sábio ou científico sobre polígonos ao saber ensinado, para a escola básica, proporcionando aprendizagem com significado. Os resultados obtidos, com os experimentos, permitem indicar que é possível realizar Transposição Didática com a forma de obtenção de polígonos por dobradura, desenvolvendo habilidades visuais relevantes para a formação geométrica.
Referência(s)