Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/rfe.v9i3.8650420

ISSN

1984-9605

Autores

Sílvio Sànchez Gamboa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Visando contribuir com o debate sobre a qualidade da pesquisa educacional e de procurar critérios epistemológicos que favoreçam essa qualidade, retomamos algumas bases históricas e filosóficas sobre as diversas formas do conhecimento. O artigo apresenta justificativas sobre a importância da literatura clássica para compreender a problemática atual da produção do conhecimento. De acordo com a filosofia clássica grega, os critérios que diferenciam os saberes, tais como, o opinativo, a razão mítica, a episteme e a filosofia, hoje continuam válidos para abordar os principais conflitos da pesquisa em educação, compreender os desafios da formação do pesquisador e definir a qualidade dessa pesquisa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX