
A catraca, o pedestal e a praça: no espaço urbano, entre a realização do sentido artístico e a mídia
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/rua.v12i1.8640785
ISSN2179-9911
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo analisa processos de produção de sentido, associados a uma experiência artística na cidade de São Paulo: o "Monumento à Catraca Incisível" (junho/2004). O aparecimento inusitado desse objeto em praça pública deflagrou uma sucessão de textos, atravessando diferentes espaços/formatos que compõem a mídia (como comunicação com o grande público): o noticiário, as tiras de HQ, o texto opinativo, a prova vestibular, a sessão de cartas à Redação do jornal, a fotografia jornalística, o outdoor publicitário... A intensidade crítica do evento mostrou-se, justamente, na capacidade de invasão e ocupação desses espaços de publicidade (pela mídia impressa), na capacidade de revelar os contornos destes como constitutivos do espaço urbano e de não ser por eles absorvido, em uma compreensão já-dada.
Referência(s)