Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ESTUDO DE PRECESSÃO DA ÓRBITA DE MERCÚRIO NO ENSINO MÉDIO

2017; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rpf.v1i2.7069

ISSN

2594-4746

Autores

Ricardo Fagundes Freitas da Cunha, A. C. Tort,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A lei da gravitação universal de Newton é a base da nossa compreensão da dinâmica do Sistema Solar e sob certas condições, de uma boa parte do universo observável. No nível do ensino médio, as órbitas dos planetas são apresentadas como sendo elípticas, com o Sol ocupando um dos focos. Isto é verdadeiro se considerarmos apenas a interação gravitacional entre o Sol e o planeta. Mas um o planeta não sofre apenas a força gravitacional exercida pelo Sol, outros planetas também exercem força gravitacionais, outros efeitos devem ser levados em conta, por exemplo a oblaticidade do Sol ou os efeitos previstos pela versão relativística da gravitação newtoniana, a teoria geral da relatividade. O resultado final é que as órbitas planetárias não são fechadas, isto é: as órbitas precessam. É possível introduzir este tema no ensino médio? Os autores acreditam que a resposta é afirmativa e que o fenômeno da precesssão das órbitas dos planetas pode ser estudado com o auxílio de softwares modernos muitos deles gratuitos e da fácil aprendizagem. Neste trabalho, discutiremos o fenômeno da precessão, em particular, o efeito relativístico na precessão de Mercúrio e sugerimos sua implementação em sala de aula por meio do software educacional Modellus.

Referência(s)
Altmetric
PlumX