
O consumo da telenovela pelos pentecostais: entre tensões e negociações
2017; Hertz Wendel de Camargo; Volume: 1; Issue: 14 Linguagem: Português
10.5380/2238-0701.2017n14p177-193
ISSN2238-0701
AutoresRita de Cássia De Aragão Matos, Catiane Souza, Priscila Chéquer, Caio Barbosa,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo tem como objetivo principal discutir as tensões e negociações presentes no processo de reconhecimento da telenovela entre os fiéis das Igrejas Assembléias de Deus. Gênero televisivo comumente “demonizado” pelos fiéis desta denominação, as telenovelas frequentemente aparecem como tema nos discursos desses religiosos, fazendo surgir o interesse sobre a temática. O corpus de análise se origina de entrevistas com fiéis das Assembleias de Deus, membros de duas famílias residentes em Salvador – Bahia, para a coleta de dados utilizamos o instrumento metodológico Histórias de Família. Para análise tomamos como fundamentação teórica os postulados de Eliseo Verón e Fausto Neto sobre o fenômeno Midiatização e sobre o conceito de Circulação discursiva.
Referência(s)