Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/rho.v17i2.8645847

ISSN

1676-2584

Autores

Sandra Luciana Dalmagro,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O texto discute a experiência com educação escolar gerada no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, efetuando uma análise do percurso da escola neste Movimento Social e uma divisão de sua história em períodos. Para essa periodização tomamos por base a revisão documental, a qual foi analisada em relação ao contexto mais amplo em que se movia o MST, apoiando-se ainda em dados de observações em escolas, encontros de formação e entrevistas. Para caracterizar como a questão escolar se constitui no MST o artigo propõe cinco períodos: “constituição da questão escolar”, visível entre 1979 e 1991; “consolidação da proposta de escola” entre 1992 e 1995; “da escola à educação no MST” é um movimento que ocorre entre 1996 e os anos 2000; “massificação e ‘crise’ da escola” no período 2001 - 2006 e, por fim, entre 2007 a 2016 identificamos uma “retomada das elaborações sobre escola: radicalização na concepção, recuo nas lutas”. O artigo conclui que o MST gesta, em meio a grandes limites e contradições, uma rica experiência de escola na perspectiva da classe trabalhadora, voltada à transformação social, o que inclui a transformação da própria escola. Indica ainda a existência de uma íntima articulação entre o conjunto das lutas deste Movimento e os papéis e objetivos atribuídos à escola, visíveis nos períodos assinalados.

Referência(s)