
Livros e exames de Retórica no tempo de Pombal: a emergência de uma disciplina de conhecimento
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 12 Linguagem: Português
10.24858/240
ISSN2237-6585
AutoresMaria Renata da Cruz Duran, Júnior César Pereira,
Tópico(s)Historical and Linguistic Studies
ResumoAcusados de obscurantismo, seja por conta dos metodos de manutencao do poder conquistado, seja por conta do tipo de ensino praticado na epoca, o contributo dos missionarios jesuitas foi considerado pernicioso a utopia iluminista que se apresentava em Portugal no seculo XVIII. A fim de redirecionar a formacao do corpo administrativo do Estado lusofono, Pombal criou cadeiras ou Aulas Regias, pagando, via Estado, por um ensino publico e laico no campo dos Estudos Menores. O conjunto era comporto por 7 disciplinas em que a Retorica, em portugues, recebeu maior destaque, uma vez que Pombal fixou no exame de retorica um ponto de interseccao entre os ensinos menor e maior. Na primeira etapa de implantacao da disciplina, para lecionar era necessario realizar o exame da materia em colegios reconhecidos, na epoca concentrados em Portugal e, sobretudo, na Universidade de Coimbra. Alguns dos primeiros exames foram realizados por estudantes que sequer tiveram contato com o ensino da disciplina, pelo menos em portugues, durante seus tempos de estudo. Os exames antecederam a publicacao dos manuais que orientaram a disciplina a partir de 1756 e, de uma certa maneira, inauguraram o campo de conhecimento na lingua local. Manuel Inacio da Silva Alvarenga foi o primeiro mestre regio de Retorica na America Portuguesa. Estudante de Direito em Coimbra, lecionou para os vultos do Imperio chegando a ser preso pela difusao das suas ideias. Sem o suporte de uma escola, tal como conhecemos hoje, com biblioteca, secretaria, etc, o mestre regio era responsavel pelos materiais de ensino que intentasse utilizar, no que esmerou-se Alvarenga, compondo uma das maiores bibliotecas fluminenses do periodo. Da combinacao da analise desses dois conjuntos documentais, quais sejam: alguns dos primeiros exames de Retorica em Portugal e o indice da biblioteca do primeiro mestre licenciado da disciplina na America Portuguesa, acreditamos ser possivel delinear uma genealogia dos estudos da materia em ambiente luso-brasileiro. A sondagem da disciplina na dispersiva fase inicial se justifica nao apenas para uma melhor compreensao da emergencia de uma norma retorica lusofona, mas tambem como exercicio do entendimento dos caminhos do saber, em que se inscreve uma economia do conhecimento, senao uma politica da educacao luso-brasileira.
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