
A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
2017; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35819/remat2017v3i2id2346
ISSN2447-2689
AutoresDiogo Pinheiro da Silva, Ediel Azevêdo Guerra,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e, como metodologia, o ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da Resolução de Problemas. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e, além disso, possibilitou identificar dificuldades surgidas durante sua execução.
Referência(s)