Percepções socioambientais de crianças sobre o Rio Iguaçu nos municípios de União da Vitória (Pr) e Porto União (Sc)
2017; Volume: 14; Issue: 36 Linguagem: Português
10.5935/2238-1279.20170021
ISSN2238-1279
AutoresGilivã Antônio Fridrich, Nelma Baldin,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo trata das percepcoes e das representacoes sociais que criancas possuem quanto a preservacao, conservacao e a valoracao das aguas do Rio Iguacu. O objetivo centrou-se na analise das percepcoes de criancas dos 5o anos do Ensino Fundamental que vivem no meio urbano dos municipios de Uniao da Vitoria (PR) e Porto Uniao (SC), em relacao as suas representacoes sociais e percepcoes socioambientais sobre a area do Rio Iguacu, cujas aguas banham as duas cidades. A metodologia utilizada na pesquisa constou de observacoes diretas in loco, aplicacao de questionario e de um breve texto com informacoes sobre o Rio Iguacu. Os dados foram obtidos com 145 criancas de tres escolas publicas de Uniao da Vitoria (PR) e tres escolas de Porto Uniao (SC) que participaram da pesquisa. Nos resultados, percebeu-se que as criancas enfatizaram aspectos relacionados ao Rio Iguacu, como: a poluicao e os problemas ambientais; sua importância historica e economica; suas aguas como gerador de renda para a populacao e a falta de atividades e praticas educativas visando a percepcao e/ou conservacao do desse rio. Notou-se, pelas manifestacoes das criancas, que atualmente e de fato problematica a questao hidrica nas duas cidades, mas percebeu-se tambem que essas criancas apontam coletivamente para a busca de solucoes. Essas criancas desejam que sejam implantados projetos e acoes de praticas ambientais relacionadas a protecao do meio ambiente e Rio Iguacu pelas escolas das duas cidades pesquisadas, visando melhorias e solucoes para os problemas socioambientais enfrentados.
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