Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Percepções socioambientais de crianças sobre o Rio Iguaçu nos municípios de União da Vitória (Pr) e Porto União (Sc)

2017; Volume: 14; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5935/2238-1279.20170021

ISSN

2238-1279

Autores

Gilivã Antônio Fridrich, Nelma Baldin,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo trata das percepcoes e das representacoes sociais que criancas possuem quanto a preservacao, conservacao e a valoracao das aguas do Rio Iguacu. O objetivo centrou-se na analise das percepcoes de criancas dos 5o anos do Ensino Fundamental que vivem no meio urbano dos municipios de Uniao da Vitoria (PR) e Porto Uniao (SC), em relacao as suas representacoes sociais e percepcoes socioambientais sobre a area do Rio Iguacu, cujas aguas banham as duas cidades. A metodologia utilizada na pesquisa constou de observacoes diretas in loco, aplicacao de questionario e de um breve texto com informacoes sobre o Rio Iguacu. Os dados foram obtidos com 145 criancas de tres escolas publicas de Uniao da Vitoria (PR) e tres escolas de Porto Uniao (SC) que participaram da pesquisa. Nos resultados, percebeu-se que as criancas enfatizaram aspectos relacionados ao Rio Iguacu, como: a poluicao e os problemas ambientais; sua importância historica e economica; suas aguas como gerador de renda para a populacao e a falta de atividades e praticas educativas visando a percepcao e/ou conservacao do desse rio. Notou-se, pelas manifestacoes das criancas, que atualmente e de fato problematica a questao hidrica nas duas cidades, mas percebeu-se tambem que essas criancas apontam coletivamente para a busca de solucoes. Essas criancas desejam que sejam implantados projetos e acoes de praticas ambientais relacionadas a protecao do meio ambiente e Rio Iguacu pelas escolas das duas cidades pesquisadas, visando melhorias e solucoes para os problemas socioambientais enfrentados.

Referência(s)