Artigo Acesso aberto

Ensino e aprendizagem da geometria na 8ª classe: Escola Secundária Francisco Manyanga de Tete, Moçambique

2017; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.3895/etr.v1n2.7284

ISSN

2594-3901

Autores

Jaime Tomás Mequecene Madendenhe,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A geometria, em particular circunferência e círculo, é um tema de conhecimento de extrema importância, tendo uma vasta aplicação em situações do nosso dia-a-dia. Em Moçambique, é lecionado desde o ensino primário até superior. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas e estratégias que se usam no ensino da Geometria especificamente na aprendizagem de circunferência e círculo. A pesquisa, quanto à abordagem, é de caráter qualitativa e quantitativa, com ênfase em qualitativa, e quanto ao tipo de pesquisa é descritiva e analítica. Para recolha de dados usou-se o questionário. A amostra foi de oito alunos da Escola Secundária Francisco Manyanga de Tete - Moçambique, com idade compreendida entre 13 a 15 anos. Os resultados obtidos indicaram que o maior número de maioria dos alunos inqueridos mostraram dificuldades em responder claramente à diferença entre circunferência e círculo. Conclui-se então que não houve uma internalização das subsunções relacionadas aos conhecimentos de circunferência e circulo. círculos estudados nas classes anteriores, em particular a 8ª classe. Circunferência e círculo é um conteúdo de extrema importância, visto que em Moçambique é lecionado desde o ensino primário até superior.

Referência(s)
Altmetric
PlumX