
Do encanto à vingança: o processamento e o comportamento do consumidor sobre informações de atributos de produtos tecnológicos
2017; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1981-5344/3209
ISSN1981-5344
AutoresJosé Édson Lara, Ronaldo Lamounier Locatelli, José Olímpio Santos Filho, Eduardo Trindade Bahia,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoRESUMO As informações e símbolos envolvendo produtos de alta tecnologia são comuns na literatura acadêmica e do mercado, sobre produtores e de consumidores. A tecnologia evoluiu rapidamente desde a revolução industrial, porém a usabilidade dos produtos não evoluiu tanto, frustrando consumidores. Esta pesquisa visou analisar, usando a lógica do comportamento do consumidor, suas relações com produtos de alta tecnologia e a evolução do encanto antes e durante a compra, passando pelas expectativas, avaliação, dissonância cognitiva e chegando a casos de raiva, retaliação e vingança. Foi construído um modelo analítico utilizando esses construtos. Com base nesse modelo, observou-se bom nível de correlação entre os construtos Dissonância Cognitiva e Raiva e entre os construtos Raiva e Retaliação/Vingança. A pesquisa demonstra que grande parcela dos consumidores possui a crença de que aparelhos sofisticados e modernos vão resolver seus problemas e são fáceis de usar. Entretanto, isto não acontecendo, surgem a frustração e raiva.
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