
Ensino de escrita e letramentos: as propostas curriculares da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG)
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
2317-3475
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho objetiva apresentar o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a presenca e as implicacoes das praticas de producao escrita nos curriculos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG), bem como a relacao dessas praticas e com os generos textuais (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Uma vez que a escola e uma importante agencia de letramento (KLEIMAN, 2007) e a construcao do conhecimento e perpassada pela linguagem, objetivamos analisar as concepcoes que embasam as praticas de escritas presentes nos nove documentos da Secretaria de Educacao. Utilizamos a analise documental como abordagem metodologica. Os dados apontam que varios generos textuais escritos estao na base do aprendizado de diversas disciplinas, demonstrando o papel central da linguagem na construcao do conhecimento e na ampliacao dos letramentos discentes. Entretanto, verificamos que a) a concepcao de escrita esta bastante centrada nas atividades pedagogicas avaliativas, nas diferentes disciplinas, na circulacao de saber no interior da propria instituicao; b) poucas sao as atividades de circulacao de generos textuais numa perspectiva social; e c) a escrita esta centrada nas disciplinas, e nao num vies interdisciplinar.
Referência(s)