Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças?

2017; Universidade de São Francisco; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1413-82712017220312

ISSN

2175-3563

Autores

Luciana Martins Brauner, Nádia Cristina Valentini, Mariele Santayana de Souza,

Tópico(s)

Education, Achievement, and Giftedness

Resumo

Resumo Este estudo investigou os níveis de percepção de competência e o impacto de um programa de iniciação esportiva nas Percepções de Competência (PC) de crianças (N = 118; 5 a 9 anos). As crianças foram pareadas e distribuídas em grupo controle (participantes de aulas de Educação Física) e de iniciação esportiva (participantes de programa Clima Motivacional para Maestria no contraturno escolar). Foram utilizadas as escalas de autopercepção de competência para crianças pré-escolares e escolares. ANOVA foi utilizada na análise dos dados. Os resultados demostraram: níveis elevados na PC em todos os domínios; níveis similares de PC nos grupos no pré e no pós-teste; mudanças positivas na PC motora, cognitiva e no autovalor global somente para o grupo do programa de iniciação esportiva e PC similares entre meninos e meninas. As estratégias utilizadas no programa esportiva foram efetivas para fortalecer as percepções de competência motora, cognitiva e global das crianças, especialmente dos meninos.

Referência(s)