Desfazendo o mito do super-herói docente
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/1516849228978
ISSN2674-6921
AutoresRogério Alencar Ferraz de Andrade,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo procura investigar acerca da influência das concepções sociais sobre a figura do professor de Língua Materna como único responsável pela motivação dos alunos para a aprendizagem. Com uma breve introdução acerca do desenvolvimento da teoria da motivação pelas duas principais correntes psicológicas que situam a aprendizagem como centro de sua preocupação e uma análise das posturas defendidas pela teoria relacional de Joseph Nuttin e complementadas pela pedagogia simbólica junguiana, o artigo tenta descrever a importância dos fatores que normalmente são deixados de lado nos estudos comumente desenvolvidos. Trata-se da tentativa de voltar os olhares dos educadores para outros paradigmas essenciais na ordem do aprender e do significar a tarefa dos educadores entre si, com os alunos e com toda a sociedade.
Referência(s)