
EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO DENTRO DA ORDEM: A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL AUTORITÁRIO
2017; Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português
10.17648/educare.v12i27.18150
ISSN1981-4712
AutoresDenise Camargo Gomide, Mara Regina Martins Jacomeli,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEm linhas gerais, o objetivo deste artigo e destacar a apropriacao do lema Ordem e Progresso na Ditadura Militar, ressaltando o seu vies autoritario no discurso educacional, especialmente na reforma educacional empreendida pela Lei 5.692/71 que abordou tematicas sociais do curriculo para o ensino fundamental com o objetivo de fomentar uma formacao para a cidadania em sintonia com o projeto educacional dos militares para a mansidao. Nesse contexto, os Estudos Sociais, e nele a disciplina de Educacao Moral e Civica (EMC), representaram os conhecimentos que garantiriam a manutencao da ordem nacional pelo caminho da conformacao e da repressao com o objetivo de quebrar as resistencias sociais e inculcar as ideologias afinadas com a visao de mundo dominante. A enfase nessas disciplinas buscou definir quais conhecimentos seriam abordados nas escolas, estabelecendo assim um repertorio curricular carregado de valores morais e eticos para a formacao do cidadao.
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