
IDENTIFICAÇÃO E IMAGEM: UMA LEITURA PSICANALÍTICA DO SERIADO BLACK MIRROR
2017; Volume: 2; Issue: 14 Linguagem: Português
10.32356/exta.v2.n14.20310
ISSN2316-400X
AutoresPriscilla Hadassa Rabelo Gomes, Filipe Ramalheiro Venâncio de Souza, Caciana Linhares Pereira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPartindo do pressuposto de que a arte testemunha o espirito de um tempo, o artigo faz uma breve exposicao dos conceitos de identificacao e imagem, articulando-os ao episodio Urso Branco (2013), do aclamado seriado Black Mirror e exibido no Projeto de Extensao Cine Freud, Cultura e Arte em 2017.1. A metodologia ordenou-se pela analise do episodio, pelos elementos focalizados no debate e pela pesquisa bibliografica. A hipotese levantada e a de que o episodio expoe o apelo a imagem presente no atual funcionamento social. Deste apelo, falamos de seus desdobramentos e daquilo que nos remete a logica de funcionamento do mito. Observamos que a critica debordiana em torno da nocao do historico pode articular-se a aspectos da proposicao etica da psicanalise em sua relacao com a emergencia do sujeito. O sujeito, aqui, situa-se numa zona de ruptura frente a logica especular, apontando para o carater irredutivel da alteridade
Referência(s)