Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ICONICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA DA HIPNOSE

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.4025/psicolestud.v22i4.37020

ISSN

1807-0329

Autores

Maurício da Silva Neubern,

Tópico(s)

Empathy and Medical Education

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a iconicidade, enquanto noção semiótica, como possibilidade de pesquisa qualitativa para a hipnose, compreendida aqui como processos que abrangem modos específicos de comunicação e a emergência do transe. Por meio de noções-chave da semiótica e da complexidade, ele discute algumas vinhetas clínicas de hipnose nas quais a noção de iconicidade e os conceitos a ela ligados oferecem consideráveis possibilidades explicativas. Em seguida, esboça como a noção de informação, em termos qualitativos, materiais e interpretativos pode oferecer importantes elementos para a construção de uma pesquisa qualitativa da hipnose. Este momento é discutido e problematizado com outras perspectivas de pesquisa qualitativa, visando-se destacar a potencialidade explicativa e metodológica da noção de informação. O trabalho é concluído ressaltando que, apesar de a iconicidade ainda não ter se estabelecido como possível noção importante para a pesquisa qualitativa, ela possui características e potencialidades que lhe permitirão investigações de grande pertinência neste campo.

Referência(s)