
A OFICINA DE MODELAGEM #OcupaICEx: EMPODERAMENTO POR MEIO DA MATEMÁTICA
2017; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.3387/rpem.v6i12.1600
ISSN2238-5800
AutoresJussara de Loiola Araújo, Danielle Alves Martins,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoApresentamos, neste artigo, reflexoes inspiradas por uma oficina de modelagem matematica, orientada pela educacao matematica critica, realizada com um grupo de estudantes do Instituto de Ciencias Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Oficina #OcupaICEx foi uma das atividades ocorridas durante a ocupacao dos estudantes ao predio do ICEx, como parte dos protestos contra a Proposta de Emenda a Constituicao (PEC241 ou 55) no final do ano de 2016. Nosso objetivo e discutir, a partir de reflexoes sobre a oficina, a ideia de empoderamento sociopolitico por meio da matematica, em um contexto altamente matematico, como e o caso do ICEx. Para embasar as reflexoes, discutimos concepcoes criticas de matematica, que inclui a ideia de matematica em acao, e matemacia. Entendemos que a oficina foi uma possibilidade para que os alunos percebessem o poder que tem em maos (uma solida formacao matematica) para discutir assuntos de grande interesse social e politico e, ao mesmo tempo, que as concepcoes de matematica, como uma ciencia neutra e absoluta, tao comuns no cotidiano escolar, sao relativizadas quando a matematica esta em acao na sociedade.
Referência(s)