Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas educativas com gestantes na atenção primária à saúde

2017; Volume: 11; Issue: 12 Linguagem: Espanhol

10.5205/1981-8963-v11i12a23138p5370-5381-2017

ISSN

1981-8963

Autores

Líbna Laquis Capistrano Quental, Lília Candice Carlos da Costa Nascimento, Léa Costa Leal, Rejane Marie Barbosa Davim, Isabelle Cristina Braga Coutinho Cunha,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

RESUMOObjetivo: conhecer os principais aspectos relacionados às práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros às gestantes na Atenção Primária à Saúde. Método: revisão integrativa, percorrendo seis etapas para sistematizar a pesquisa. Dados coletados nas bases de dados Lilacs, Medline, Biblioteca Virtual SciELO, nove artigos atenderam aos critérios de inclusão e os Descritores para nortear a pesquisa foram: Enfermagem; Educação em Saúde; Gravidez; Saúde da Mulher; Atenção Primária; Atividades Cotidianas. Resultados: o estudo identificou que as práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde estão relacionadas à educação em saúde com orientações à prevenção do autocuidado, cuidado adequado com o bebê, promoção da autonomia e empoderamento materno, comunicação interpessoal, capacitação da equipe e incentivo à participação de enfermeiros obstetras neste contexto. Conclusão: o estudo contribuiu para explicitação teórica dos elementos que compõem a relação enfermeiro/gestante a partir de práticas educativas. É relevante para desenvolvimento de estratégias que fortaleçam comunicação entre profissional e usuária por meio da escuta ativa, acolhimento humanizado, jogos e dinâmicas, incentivo à participação de familiares, acompanhantes e colaboração dos componentes da equipe multiprofissional. Descritores: Enfermagem; Educação em Saúde; Gravidez; Saúde da Mulher; Atenção Primária; Atividades Cotidianas.ABSTRACTObjective: to know the main aspects related to the educational practices developed by nurses to the pregnant women in Primary Health Care. Method: this is an integrative review, going through six stages to systematize the research. Data collected in the Lilacs, Medline, and SciELO Virtual Library databases. Nine articles met the inclusion criteria and the Descriptors to guide the research were: Nursing; Health education; Pregnancy; Women's Health; Primary care; Daily Activities. Results: the study identified that the educational practices developed by nurses in Primary Health Care are related to health education with guidelines to prevent self-care, adequate care with the baby, promotion of autonomy and maternal empowerment, interpersonal communication, the participation of obstetrical nurses in this context. Conclusion: the study contributed to the theoretical explanation of the elements that make up the nurses/pregnant relationship from educational practices. It is relevant for the development of strategies that strengthen communication between the professional and the patient through active listening, humanized acceptance, games, and dynamics, encouraging the participation of family members, partners and collaboration of the multi-professional team members. Descriptors: Nursing; Health Education; Pregnancy; Women's Health; Primary Health Care; Activities of Daily Living.RESUMENObjetivo: conocer los principales aspectos relacionados a las prácticas educativas desarrolladas por enfermeros a las gestantes en la Atención Primaria a la Salud. Método: revisión integradora, recurriendo seis etapas para sistematizar la investigación. Datos recogidos en las bases de datos Lilacs, Medline, Biblioteca Virtual SciELO, nueve artículos atendieron los criterios de inclusión y los Descriptores para guiar a la investigación fueron: Enfermería; Educación en Salud; Embarazo; Salud de la Mujer; Atención Primaria; Actividades Cotidianas. Resultados: el estudio identificó que las prácticas educativas desarrolladas por enfermeros en la Atención Primaria a la Salud están relacionadas a la educación en salud con orientaciones a la prevención del autocuidado, cuidado adecuado con el bebé, promoción de la autonomía y empoderamiento materno, comunicación interpersonal, capacitación del equipo e incentivo a la participación de enfermeros obstetras en este contexto. Conclusion: el estudio contribuyó para explicación teórica de los elementos que componen la relación enfermero/gestante a partir de prácticas educativas. Es relevante para desarrollo de estrategias que fortalezcan comunicación entre profesional y usuaria por medio de la escucha activa, acogida humanizada, juegos y dinámicas, incentivo a la participación de familiares, acompañantes y colaboración de los componentes del equipo multi-profesional. Descriptores: Enfermería; Educación en Salud; Embarazo; Salud de la Mujer; Atención Primaria de Salud; Actividades Cotidianas.

Referência(s)