Moradores de ocupações ilegais urbanas no ensino superior em Recife
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 27; Issue: 64 Linguagem: Português
10.29286/rep.v27i64.3033
ISSN2238-2097
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoOs objetivos deste trabalho foram quantificar e analisar a expansão das ocupações ilegais urbanas e os moradores dessas ocupações egressos do ensino superior, bem como analisar esses reflexos no mercado de trabalho e na aquisição de novas habitações, no período pós-neoliberalismo (2003-2015), no município de Recife. Análise quantitativas e qualitativas foram utilizadas. Os eixos analíticos qualitativos foram: a) potências individuais e coletivas; b) finalidade da educação; c) posições hegemônicas e contra-hegemônicas. Trânsitos de potências (coletiva-individual-coletiva) e de hegemonias (contra-hegemonia-hegemonia) foram registrados a partir da inclusão na educação e com o esteio de políticas federais, fundamentais no processo. Palavras-chave: Mudanças Sociais. Finalidade da Educação. Hegemonias. Políticas Públicas.
Referência(s)