Artigo Produção Nacional Revisado por pares

HOMOGENEIDADE, CLIMATOLOGIA, TENDÊNCIA E VARIABILIDADE DA SÉRIE HISTÓRICA SECULAR DE BRILHO SOLAR MENSAL E SAZONAL EM SANTA MARIA, RS.

2016; Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1809-4430

Autores

Gizelli Moiano de Paula, Nereu Augusto Streck, Josana Andréia Langner, Daniele Barbosa da Costa, Galileo Adeli Buriol, Arno Bernardo Heldwein, Simone Erotildes Teleginski Ferraz,

Tópico(s)

Solar Radiation and Photovoltaics

Resumo

Os objetivos neste trabalho foram testar a homogeneidade, recalcular a climatologia e determinar possiveis tendencias e variabilidade interanual e interdecadal na serie historica dos dados mensais de brilho solar em Santa Maria, RS no periodo de 1912 a 2011. Os dados de brilho solar foram medidos na Estacao Climatologica Principal do Instituto Nacional de Meteorologia (8o DISME) em Santa Maria, RS. Foram usados os testes de Sequencia e de Mann-Kendall e Pettitt para analise de homogeneidade e tendencia, respectivamente. As series historicas seculares mensais e sazonais de brilho solar em Santa Maria, RS, sao homogeneas, exceto para o mes de dezembro e a estacao do ano de outono, e estacionarias. Na climatologia do brilho solar a media mensal varia de 129,8 horas nos mes de junho a 249,9 no mes de dezembro. Ha variabilidade interanual e interdecadal nas series seculares de brilho solar em Santa Maria, RS, devido aos fenomenos ENOS e da ODP, com sinal marcante da fase fria do ENOS e da fase fria da ODP, que aumentam o brilho solar principalmente nos meses de primavera (outubro e novembro).

Referência(s)