
Ensino-Ação: Uma Experiência de Aprendizado por Meio da Extensão Universitária
2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2525-376x.v2i3p141-145
ISSN2525-376X
AutoresVivian Lara dos Santos Silva, Fausto Makishi,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste texto relata uma experiência metodológica pioneira que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos na disciplina de Gestão Industrial, oferecida pelo curso de Engenharia e Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). A iniciativa inova ao incorporar a extensão universitária, via empreendedorismo social, à metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-Based Learning (PBL). O trabalho universitário junto à comunidade local motiva e enseja a aplicação de conceitos abordados em sala de aula, com importantes resultados em termos de fomento ao conhecimento, habilidade e atitude dos discentes. Ao mesmo tempo, reforça valores e aproxima universidade, empresa e sociedade. Mais do que prática e experiência exitosas restritas ao curso e à instituição, os resultados sugerem ser o método de ensino-ação por meio da extensão universitária potencialmente valioso ao incremento que se faz necessário à formação superior no Brasil.
Referência(s)