Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO PIBID-UNIOESTE

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5902/2236499424688

ISSN

2236-4994

Autores

Eliete Woitowicz, Marli Terezinha Szumilo Schlosser,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo pretende analisar a formação inicial de professores de Geografia por meio da prática da pesquisa, possibilitada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram consideradas as atuações do Subprojeto do PIBID da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon-PR (MCR), no período de 2011-2015. Buscou-se avaliar em que medida as pesquisas desenvolvidas e os trabalhos apresentados em eventos estão contribuindo com os objetivos do Programa, sobretudo no que se refere à formação docente. Para tanto, utilizou-se a análise documental mediante exame dos Relatórios Semestrais e Anuais do Subprojeto, e entrevista semiestruturada com participação de 12 bolsistas de iniciação à docência. Acredita-se que a elaboração de trabalhos durante a prática formativa do magistério proporciona o repensar da profissão docente, de modo a qualificar a formação através de atividades que integram teoria e prática, além do aperfeiçoamento da escrita formal e da oralidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX