
Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 4 Linguagem: Português
10.20396/rho.v17i2.8645863
ISSN1676-2584
AutoresShirleide Pereira da Silva Cruz, Nathália Barros Ramos, Kátia Augusta C. Pinheiro Cordeiro da Silva,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoAs concepções de polivalência e professor polivalência são resultantes de um processo histórico relacionadas à visão de educação, escola, conhecimento e formação profissional. Assim, o texto descreve, a partir de alguns documentos oficiais educacionais, tal processo no período de 1970 até as reformas pós anos 1990. Percebe a noção de polivalência e professor polivalente associada a um sentido generalista e superficial de trato com os conteúdos curriculares denotando uma relação economicista de relação “custo‐benefício” sob a justificativa de se suprir o déficit de professores para atuarem na crescente população escolar com ensino obrigatório estendido no período militar. Após as reformas dos anos 90 os documentos dão indícios de uma lógica das competências tanto como conteúdo formativo profissional como modo de construção do conhecimento por parte dos sujeitos. Tais documentos referendam ainda uma noção de conhecimento baseada numa perspectiva de interdisciplinaridade um tanto frágil quando esta é transposta do contexto epistemológico para o contexto educacional e pedagógico o que fragiliza também, uma compreensão apolítica de competências aos processos de profissionalização docente reforçando uma lógica de responsabilização.
Referência(s)