Artigo Produção Nacional

IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO

2012; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18511/rbcm.v19i3.1881

ISSN

2237-9002

Autores

Marcelo Crepaldi Leitão, Mirian Rodrigues Silvestre, Manoel Silvestre Bezerra, Yara Lacerda,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O presente estudo identificou as implicacoes sociais oriundas dos jogos e atividades ludicas nas aulas de educacao fisica escolar e o desenvolvimento da autonomia da crianca, com base na concepcao construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A populacao contou com o envolvimento de 21 criancas de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira serie do ensino fundamental I, acompanhados ate a quarta serie. As estrategias didatico-pedagogicas foram constituidas de jogos de construcao e modificacao de regras com e sem a utilizacao de materiais e jogos com resolucoes de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relacoes interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente atraves de observacoes baseadas na aplicacao de jogos e atividades com enfase no desenvolvimento de competencias morais, organizacionais e socio-afetivas a cada mes durante quatro meses (periodo 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferenca significativa na autonomia a partir do periodo P1, persistindo por todos os demais periodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relacoes interpessoais, houve diferenca significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas praticas pedagogicas vivenciadas sinalizaram progressos e evolucoes educacionais positivas na autonomia e nas relacoes interpessoais, sugerindo que as estrategias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagogico.

Referência(s)