
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
2017; Faculdade Unida de Vitória; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35521/unitas.v5i2.530
ISSN2358-3037
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEste artigo apresentará a inserção da cultura afro-brasileira no currículo da disciplina de ensino religioso. Ao ser determinado pelo Governo a inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar, suscitou-se a temática da intolerância relacionada às religiões de matriz africana cujo ensino deve perpassar a sala de aula no currículo do ensino religioso e da arte. A dificuldade em ministrar tal conteúdo perpassa pelo preconceito, e são vistas como alvo de brincadeiras por parte, e entre os alunos e alunas, que creem não fazer parte da história da vinda dos negros para o Brasil, marcando na educação, o racismo brasileiro. Outro fato muito importante é fazer com que o professor não adote uma postura de negação devido sua crença religiosa. Palavras-Chave: Ensino Religioso. Escola. Cultura Afro-brasileira.
Referência(s)