
A crise de identidade dos cursos de Sistemas de Informação é percebida “além-muros” das universidades no sul do Brasil?
2017; Brazilian Computer Society; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5753/isys.2017.350
ISSN1984-2902
AutoresRita Cristina Galarraga Berardi, Sílvia Amélia Bim,
Tópico(s)Big Data and Business Intelligence
ResumoUma das preocupações que envolvem tanto a pesquisa quanto a formação acadêmica brasileira em Sistemas de Informação (SI) diz respeito à identidade que os cursos de SI buscam alcançar. É sabido que há uma crise inerente a essa identidade devido às fundações da área terem sido construídas por duas comunidades divergentes e complementares entre si: de um lado a Computação - com sua objetividade algorítmica e soluções tecnológicas - de outro, a Administração, com sua subjetividade e reflexão sistêmica sobre os contextos em que as soluções tecnológicas estão inseridas. O objetivo deste trabalho é identificar se essa crise é percebida pelos estudantes antes de ingressar no curso ou somente depois, além de verificar como essa percepção é construída. Os procedimentos metodológicos incluíram métodos quantitativos e qualitativos para análise descritiva estatística e empírica de dados coletados de estudantes de cursos de SI, bem como estudo documental nos sites dos cursos de SI. Como resultado obtido, por meio de 133 estudantes de 4 cursos da região sul do Brasil, foi possível detectar que a crise pode sim ocorrer “além-muros”, visto que uma boa parcela de estudantes cria uma falsa expectativa quanto ao curso, esperando seu enfoque exclusivamente em programação.
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