Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GÊNERO E RAÇA EM CENA: ANÁLISE COMPARATISTA DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER INDÍGENA NA MINISSÉRIE A MURALHA E NA TELENOVELA UGA-UGA

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-6524.71847

ISSN

1982-6524

Autores

Aquésia Maciel Góes,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este estudo analisa como a mulher indígena é representada em duas produções da Rede Globo, a partir de recortes de uma minissérie e uma telenovela, respectivamente: A muralha (2000) e Uga-Uga (2000-2001). Pretende-se demostrar como as mulheres indígenas são expostas nas narrativas televisivas, evidenciando as representações estereotipadas em papéis geralmente interpretados por atrizes não indígenas bronzeadas e/ou pintadas. Esta prática nos faz estabelecer uma relação com os blackfaces, que surgiram no século XIX, em que pintavam de preto os atores, para que estes interpretassem papéis de negros no teatro. Na minissérie A muralha, a personagem que analisaremos será a índia Moatira, vivida pela atriz, não indígena, Maria Maya. Discutiremos a caracterização - prática que aqui chamaremos de redfaces. Na telenovela Uga-Uga (2000-2001), destacaremos a atuação da atriz indígena Silvia Nobre como Crococá. Analisaremos o papel designado a ela e como foi exposta ao contracenar com atores brancos. Discorreremos sobre as relações de poder e subalternização no que diz respeito a gênero, raça, classe social e os limites do cômico na TV brasileira.

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