Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRA BRASILEIRA (1931-1946)

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 54 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/70749

ISSN

2236-3459

Autores

Wilson Lemos Júnior,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Resumo Este artigo investiga os conteúdos adotados no ensino de música e canto orfeônico na Escola Secundária Curitibana durante as décadas de 1930 e 1940. Conforme as análises feitas por Chervel (1990), os conteúdos abordados serão analisados sob duas vertentes, uma sob a ótica legal, revelado pelas leis e decretos de ensino, e outra sob o viés do cotidiano escolar, neste caso, por meio das avaliações encontradas no Colégio Estadual do Paraná nos anos de 1946 e 1947. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é dedicada aos conteúdos de música e canto orfeônico a partir da reforma de Francisco Campos, em 1931, e a segunda, é dedicada a partir do ano de 1946, quando por orientação do ministro Raul Leitão da Cunha, o programa da disciplina foi reformulado.

Referência(s)