A INCLUSÃO DO TEMA “ÁREAS VERDES URBANAS” NO PROGRAMA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA 12a CLASSE EM MOÇAMBIQUE
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
2236-3904
AutoresReginaldo Rodrigues Moreno Muacuveia,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoO objetivo do estudo e propor a inclusao de mais uma unidade tematica referente as “areas verdes urbanas” no Programa de Ensino de Geografia da 12a classe, a partir do estudo da percepcao dos alunos deste nivel de ensino sobre os problemas ambientais nas verdes urbanas. A pesquisa de campo foi realizada em escolas de tres cidades, nomeadamente Nampula, Beira e Maputo. Com uma amostra de 300 alunos, a partir de uma amostragem Nao Probabilistica do tipo intencional. Os resultados demonstram que alunos desconhecem as verdes e sua importância na cidade, apesar de indicaram que os residuos solidos sao o principal problema ambiental nas verdes urbanas, mesmo assim, mostram-se favoraveis a instalacao de barracas nestas areas. Por estas e outras razoes, e muito importante a inclusao do tema no programa tematico da 12a classe em Mocambique para o aprimoramento do conhecimento e mudanca de comportamento em relacao as verdes ao terminarem o nivel medio. PALAVRAS-CHAVE Areas verdes. Percepcao. Meio ambiente. Alunos. Mocambique. THE INCLUSION OF THE THEME URBAN GREEN AREAS IN THE 12TH SCHOOL CLASS OF GEOGRAPHY TEACHING PROGRAM IN MOZAMBIQUE ABSTRACT The objective of the study is to propose the inclusion of one more thematic unit referring to the green areas in the Program of Education of Geography of the 12th class, from the study of the students' perception of this level of education on the environmental problems in the urban green areas. Field research was conducted in schools in three cities, namely Nampula, Beira and Maputo. With a sample of 300 students, from a Non-Probabilistic sampling of the intentional type. The results show that students do not know the green and their importance in the city, although they indicated that solid wastes are the main environmental problem in urban green areas, even so, they are favorable to the installation of tents in these areas. For these and other reasons, it is very important to include the theme in the 12th grade thematic program in Mozambique to improve knowledge and behavior change in relation to the green when they finish the secondary level. KEYWORDS Green areas. Perception. Environment. Students. Mozambique. ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Referência(s)