
Sobre a constituição da noção de frame televisual (ou Analisando conceitualmente as reconfigurações nos modos de assistir TV)
2017; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 14; Issue: 41 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v14i41.1444
ISSN1983-7070
AutoresCaroline Cavalcanti de Oliveira, Carlos Eduardo Marquioni,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoAssistir televisão assume, na contemporaneidade, novos significados: os modos de ver TV têm sido reconfigurados, ultrapassando o ato de acompanhar conteúdos veiculados em “fluxo” (Williams) pelas emissoras. A partir da premissa da existência de um frame (Gumbrecht) e observando a noção de limites da imagem (Aumont), é proposta a potencial definição do que seria um frame televisual associado a uma nova experiência de TV. Englobando tanto uma expansão da tela quanto uma ampliação do tempo de veiculação, o frame televisual compreenderia o espectador, o televisor e os gadgets associados aos novos modos de ver televisão, constituindo uma atmosfera. O contexto sugerido é exemplificado pela articulação da participação da audiência com a veiculação dos conteúdos no reality show de gastronomia MasterChef Brasil.
Referência(s)