(Web) cartografia e realidade aumentada: novos caminhos para o uso das tecnologias digitais no ensino de geografia
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.26895/geosaberes.v9i17.647
ISSN2178-0463
AutoresAna Maria Ferreira dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO uso das tecnologias digitais, em especial na educação pode tornar aulas mais atrativas e influenciar diretamente na evolução cognitiva e no bem-estar no ambiente escolar. Equipamentos eletrônicos ligados à internet tornaram-se indispensáveis para grande parte da população. Os smartphones, especialmente, são hoje os equipamentos mais populares do mundo. Nesse sentido, foram esboçadas algumas possíveis intervenções didáticas para o ensino, especialmente de geografia, fundamentados no contexto da WEB 2.0 e WEB 3.0, utilizando as tecnologias digitais e virtuais, que, por sua vez, são acessadas por esses dispositivos. Destacam-se a (WEB) Cartografia, a Realidade Aumentada (RA), e o (GEO) Entretenimento, instrumentados em plataformas Google Earth, Google Street View, aplicativos para RA e jogos online.
Referência(s)