Artigo Acesso aberto Revisado por pares

(Web) cartografia e realidade aumentada: novos caminhos para o uso das tecnologias digitais no ensino de geografia

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v9i17.647

ISSN

2178-0463

Autores

Ana Maria Ferreira dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O uso das tecnologias digitais, em especial na educação pode tornar aulas mais atrativas e influenciar diretamente na evolução cognitiva e no bem-estar no ambiente escolar. Equipamentos eletrônicos ligados à internet tornaram-se indispensáveis para grande parte da população. Os smartphones, especialmente, são hoje os equipamentos mais populares do mundo. Nesse sentido, foram esboçadas algumas possíveis intervenções didáticas para o ensino, especialmente de geografia, fundamentados no contexto da WEB 2.0 e WEB 3.0, utilizando as tecnologias digitais e virtuais, que, por sua vez, são acessadas por esses dispositivos. Destacam-se a (WEB) Cartografia, a Realidade Aumentada (RA), e o (GEO) Entretenimento, instrumentados em plataformas Google Earth, Google Street View, aplicativos para RA e jogos online.

Referência(s)