A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, Maranhão
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.26895/geosaberes.v9i17.611
ISSN2178-0463
AutoresMárcio José Celeri, João Gabriel Da Silva Oliveira,
Tópico(s)Geography Education and Pedagogy
ResumoO presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.
Referência(s)