Artigo Acesso aberto

Livros de Geografia na primeira biblioteca pública da Cidade de São Paulo

2017; Issue: 9 Linguagem: Português

10.4000/terrabrasilis.2404

ISSN

2316-7793

Autores

Daniel Mendes Gomes,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto sobre a configuração do ensino de Geografia na Província de São Paulo e visa contribuir para o resgate e análise das obras científicas desse campo do conhecimento nos séculos XVIII e XIX, que, de certa forma, marcaram o conhecimento científico e escolar do século XIX. Após a expulsão dos jesuítas a partir de 1759, a Província de São Paulo começou, ao menos na capital, uma reforma do ensino inspirada no Iluminismo, na versão do despotismo esclarecido português. O conhecimento geográfico estava presente nos programas então desenvolvidos. Neste momento, o estudo da geografia estava baseado, em primeiro lugar na descrição da Terra e isso era considerado moderno e científico. Nesse sentido, o trabalho pauta-se no inventário da primeira biblioteca pública da Província de São Paulo, buscando averiguar não somente seu caráter ilustrado mas, sobretudo, reconhecer a valorização do ensino de Geografia na província. Que Geografia se ensinava e qual sua importância na reforma do ensino nesta província?

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