
Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais
2017; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4013/cld.2017.153.14
ISSN2177-6202
AutoresRodrigo Camargo Aragão, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Ronaldo Corrêa Gomes,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo avaliar como tecnologias digitais podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais durante a aprendizagem de inglês como língua adicional ao contribuírem para diminuir emoções negativas, que tendem a interferir nesse processo. O estudo foi desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Letras da UFMG, em uma disciplina online para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês mediado por computador. A metodologia qualitativa contou com a observação das interações dos estudantes no ambiente online, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise das experiências emocionais foi feita a partir de padrões de reação à experiência na disciplina, em termos de sentimentos negativos e positivos. Os resultados indicam uma avaliação positiva da disciplina associada a sentimentos de segurança, confiança e conforto dos aprendizes ao falar inglês mediados por tecnologias digitais. Foram também relatadas emoções de tranquilidade e de prazer por alguns participantes. Ao fluir com essas emoções os estudantes podem se sentir mais dispostos a se comunicar em inglês e correr mais riscos no uso da língua.Palavras-chave: habilidades orais, inglês, emoções, tecnologias digitais.
Referência(s)